Pular para o conteúdo principal

Declarando guerra!

As crianças prestam muita atenção em todas as coisas, especialmente as conversas dos adultos, elas as escutam   e gravam em suas mentes o que ouviram e presenciaram.
foto de EM   2016
Papai  gostava de ficar na sala e escutar as conversas dos adultos. E quando aparecia o sr. José Moreira, jornalista, para conversar com vovô, então, ele ouvia sobre o Presidente Getúlio Vargas, à época. Papai ouviu sobre a descoberta do Petróleo em solo brasileiro, em 1939. E todos diziam: “O Brasil está rico”! Isso foi até ensinado nas escolas.  Foi o assunto do mês de janeiro. Em 1941, os nazistas tinham uma base instalada ao norte da África.  Os EUA pediram permissão para instalarem uma base ao norte do Brasil, com a finalidade de revidarem qualquer ataque inimigo. Alguns navios brasileiros foram torpedeados  no norte de nossa nação. O Brasil declara guerra ao eixo em 1942.  Getúlio Vargas é aplaudido como o Presidente defensor dos brasileiros. Assim contava papai.
A situação estava difícil na casa dos Maias. Um carnê era distribuído pelo governo às famílias. Época das filas.  Fila  para comprar carne, carvão, açúcar. Quando não havia mais açúcar apareceu um açúcar parecendo rapadura esfarelada. Papai com 11 anos e sua irmã mais velha Lêda com 13 anos, estudavam à tarde, então, eles enfrentavam a fila cedo, se chegassem depois da 07h30min, ficavam sem a cota do dia, como acontecera muitas vezes. Por vezes, aos sábados, lá ia papai e o seu irmão Geraldo, o mais velho, procurar palmito no meio do mato para completar a “mesa”.

Papai dizia que em certo momento ele sentiu muita raiva da guerra.
Em1943,  papai  iria para a 5ª série, mas ele estudou até às férias de julho.
Vovó após seis anos sem dar à luz, agora se via às voltas com o novo bebê.
Papai com seus 12 anos, corria atrás dos balões no período de férias escolares, junto com a garotada,  e quando não havia os balões eles ficavam conversando sobre a situação do custo de vida, as lutas nos lares com o sr José Cerqueira. Essas conversas eram, muitas vezes, à beira de um rio ou no meio das matas. Uma vez estavam conversando em cima de uma ponte sobre o rio São João de Meriti,  que dividia o Distrito Federal do Estado do Rio.
A família aumentou e papai declarou guerra à guerra, conforme seu entender, e decidiu trabalhar para ajudar em casa.

Continua...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra, Carnaval e Aventura – parte 2

Papai nos ensinou e depois  ao  aprendemos a ler e a ouvir Deus por meio da Palavra, entendemos claramente, pelo Espírito Santo,  esses ensinos: “Há caminho que parece inofensivo, mas todo cuidado é pouco: leva direto para a morte.” – Pv. 16. 25 “Há um estilo de vida que parece inofensivo; preste atenção, pois conduz à morte. Por trás do sorriso e da diversão, há muita tristeza e sofrimento.” “O sábio vigia seus passos e evita o mal, mas o insensato é teimoso e negligente.” – Pv. 14. 12, 13, 16     Versão A Mensagem de Eugene H. Peterson Papai foi aventurar-se no carnaval com a devida autorização de vovô e sob a responsabilidade do irmão mais velho. O  trem Ele e seus irmãos mais velhos saíram de casa às 17h30min e pegariam o trem na Estação de Vigário Geral às 18h30min. O trem vinha de Duque de Caxias já lotado. Papai nunca tinha andando no trem tão cheio daquele jeito, ele, às vezes, levado por sua mãe, ia à Estação apenas para ver as pessoas embarcarem, era uma

MENSAGEM DE NATAL

Papai guardou essa mensagem de Natal dos meus avós. Meu vovô foi quem escreveu e assinou o nome dele e de minha vovó (vovó não era alfabetizada). Uma mensagem de 1967 (eu tinha 6 anos de idade), que é atual, pois o Natal é diário porque Jesus Cristo nasceu  em Belém da Judéia, Ele veio para nos salvar, trazer a verdaderia vida.  Eu procurei preservar o texto como ele escreveu, com poucas adaptações. Vamos à mensagem do vovô: "Quis a Providência Divina que Jesus ao nascer recebesse presentes de Ouro, Incenso e Mirra das mãos de reis sábios, pomposamente vestidos, vindos do Oriente em ajaezados corcéis. Quis, também, que humildes pastores se apresentassem de mãos vazias, oferecendo a alegria pura de seus singelos corações. Isto significa que, diante de Jesus, todos somos igualmente recebido, ricos e pobres, nossa alma deve estar isenta de maldade e injustiça, por meio Dele, o Salvador. Assim, irmão humilde, quando os sinos bimbalharem na noite do Feliz Natal, não se preocupe c